Gestores estão sempre em busca de montar equipes de alta produtividade. No entanto, é preciso saber que, para isso, as competências e habilidades dos colaboradores precisam ser desenvolvidas constantemente.
É claro que os profissionais podem buscar esse desenvolvimento de forma autônoma. Mas os resultados são muito melhores se a empresa oferecer os meios necessários para esse crescimento.
Algumas competências e habilidades têm sido extremamente requisitadas no ambiente de trabalho. Posso citar como exemplo:
- liderança;
- criatividade;
- equilíbrio emocional;
- proatividade;
- comunicação interpessoal;
- facilidade de trabalhar em equipe;
- resiliência.
Quer entender como os funcionários podem desenvolver competências e habilidades? Separei neste texto algumas maneiras para isso e ainda vou explicar como a empresa pode ajudar nesse processo. Continue a leitura e entenda!
Sendo motivados pela liderança
Muitas vezes, é preciso alertar os colaboradores para a necessidade de desenvolvimento. Ao serem motivados por seus gestores, os profissionais podem começar a buscar opções para trabalharem suas habilidades e competências.
É possível fazer isso com uma comunicação transparente entre líderes e equipes, que ofereça feedbacks construtivos que gerem desejo de mudança.
Tendo metas claras
Se os colaboradores souberem exatamente quais competências e habilidades precisam desenvolver e qual é o prazo para isso, o processo de crescimento pode ser otimizado e dar melhores resultados.
Por isso, traçar metas de desenvolvimento é uma excelente alternativa para incentivar as equipes. Além disso, é ideal para acompanhar de forma clara os indicadores.
Entendendo os objetivos da empresa
Quando os profissionais têm uma percepção clara dos objetivos da empresa e da cultura organizacional, eles compreendem o que é necessário para atuarem melhor naquele contexto. Isso vai servir como guia para que eles busquem desenvolvimento.
Para auxiliar nesse processo, a corporação precisa comunicar de forma clara os aspectos da sua cultura interna e das competências que são importantes para a gestão.
Sendo valorizados e incentivados
Ao terem seu trabalho reconhecido e serem alvo de ações de valorização, os funcionários são impulsionados a continuarem evoluindo — o que, por sua vez, permite que performem melhor em suas atividades dentro da empresa.
Dessa forma, os cursos e treinamentos passam a ter maior índice de aproveitamento, já que o desenvolvimento se torna um objetivo real para os talentos. Aqui, note que a valorização e motivação dos colaboradores é um dos principais meios para a empresa investir em retenção de talentos, por isso, não pode ficar de fora da estratégia da gestão.
Participando de palestras e treinamentos
Palestras motivacionais, workshops, treinamentos de vendas, cursos de liderança e outras alternativas de desenvolvimento são altamente eficientes para que os profissionais possam adquirir e trabalhar suas habilidades e competências.
Além de fornecer oportunidades como essas, a empresa deve constantemente incentivar a participação em ações desse tipo.
Investir no desenvolvimento de competências e habilidades dos colaboradores deve ser uma meta constante da sua gestão. Afinal, a empresa é a grande beneficiada ao ter profissionais competentes e atualizados. Eles trabalham com mais empenho, o índice de erros diminui e a produtividade aumenta.
Quer saber ainda mais sobre como é possível montar uma equipe de alta performance? Vou te mostrar em outro artigo excelente como é importante motivar os funcionários que trabalham na sua empresa e como fazer isso de forma eficaz. Não deixe de ler!