Você já se perguntou o que transforma um evento corporativo em um grande sucesso? Pois saiba que o conteúdo e forma como ele é passado é um dos principais elementos nesse aspecto. Afinal, é importante fazer com que as pessoas se interessem e se sintam parte das atividades realizadas, prendendo a atenção do público e potencializando a aprendizagem do que é exposto.
Porém, não são todos os palestrantes que sabem como fazer isso. O conteúdo pode ser extenso, prolixo ou apresentado de forma convencional, sem nenhum diferencial, o que faz com que o seu público perca o interesse.
Quer saber como combater esses problemas e prender a atenção do público no evento corporativo? Descubra agora as principais estratégias!
Entenda quais são as características essenciais de um palestrante
Não existe uma fórmula mágica para encontrar um bom palestrante para o seu evento. Porém, algumas características são essenciais para garantir o engajamento do público. Entenda um pouco sobre cada uma delas:
Carisma e empatia
Carisma, ou seja, a capacidade de conquistar e encantar o público, e empatia, competência relacionada ao reconhecimento das emoções das pessoas ao redor e, a partir disso, identificar a reação mais adequada, são duas competências essenciais para um bom palestrante. Afinal, não adianta nada ter um case de sucesso ou um conteúdo interessante se o palestrante não consegue se conectar com o público, não é mesmo?
Oratória
A capacidade de transmitir ideias de forma clara e interessante também é essencial. Algumas pessoas nascem, sim, com uma maior capacidade de oratória. Porém, o palestrante precisa conhecer algumas técnicas para chamar a atenção do público e cativar as pessoas.
Aqui é importante reforçar que o conceito de oratória não se restringe a uma pessoa com uma voz bonita e agradável. Na verdade, ele está muito mais relacionado à capacidade de transferir o conteúdo para o público, fazer com que as pessoas que estão assistindo a palestra se sintam parte da história que está sendo contada, se engaje com ela.
Interatividade
O público não quer ficar apenas escutando o que o palestrante tem para falar. Afinal, elas podem fazer isso em casa, não é mesmo?
O que as pessoas querem é fazer junto, participar da construção da palestra, interagir com os colegas e, até mesmo, com quem está ministrando. Portanto, é essencial que o palestrante saiba promover a interatividade com o público, quebrando a quarta parede.
Customize o evento de acordo com o público
Outro elemento importante para garantir o sucesso do evento é entender quem é o seu público e, a partir disso, planejar um evento que seja totalmente adequado aos desejos dessas pessoas. Portanto, comece traçando um perfil do público do seu evento para entender o que eles querem e, a partir disso, descobrir como atender à essas necessidades.
Nesse momento, vá além do perfil tradicional, com idade, gênero e profissão. Busque entender profundamente essas pessoas, identificando as atividades de lazer preferidas, o que elas fazem nas horas extras, necessidades que vão além das do evento, valores, entre outras.
A partir disso, planeje cada uma das atividades, principalmente as palestras, de acordo com as pessoas que irão assisti-la. Aqui, os 5 minutos essenciais são centrais para garantir o engajamento e a conexão do público com o conteúdo. Para isso, entenda quais são os principais problemas dessas pessoas e busque solucioná-los rapidamente na palestra, durante esse momento inicial.
É importante também falar a língua dessas pessoas, usando termos e argumentos que façam sentido segundo a realidade delas. Todo o seu evento precisa agregar valor, deixando claro o que o público irá ganhar ao escolher se desconectar das suas redes sociais e celulares para se conectar com o seu evento.
Trabalhe com atividades lúdicas
Por falar em atividades de lazer, você já pensou em incluir atividades lúdicas no seu evento? Afinal, se os seus filhos gostam de aprender brincando, porque você e o seu público também não poderiam?
Pois saiba que elas podem ser uma ótima forma de transmitir a mensagem e, ao mesmo tempo, captar a atenção e divertir o público. Para isso, você pode contar com palestrantes capazes de conciliar conteúdo e atividades lúdicas como mágica ou humor.
Nesse aspecto, também é importante que você tenha cuidado com a seriedade do evento. Atividades lúdicas não são sinônimos de falta de profissionalismo, pelo contrário! Existem diversos profissionais altamente capacitados no mercado, capazes de unir entretenimento e mensagens sérias e importantes. Portanto, pesquise bastante sobre o palestrante escolhido para garantir o profissionalismo e senha tenha em mente que é lúdico, mas o papo é sério!
Invista no storytelling
Storytelling é um conceito que surgiu recentemente no meio corporativo e vem ganhando cada vez mais adeptos. Ele já era muito utilizado no cinema, para garantir a atenção do público e contar uma história de forma leve e interessante.
No meio corporativo, o termo se refere à capacidade de conduzir a palestra, de transmitir o conteúdo, de forma leve e seguindo um caminho lógico, fácil de ser acompanhado. Geralmente, os palestrantes investem em uma história que permita a conexão do público com o conteúdo que será ministrado.
Investir em palestras com storytelling faz com que o seu público se envolva no que o palestrante está contando e, dessa forma, absorva o conteúdo com maior facilidade. Portanto, busque por profissionais capazes de fazer isso, uma vez que muito possuem ótimos cases mas, por não serem capazes de realizar o storytelling, acabam perdendo o público logo nos primeiros minutos.
Tenha ferramentas eficientes
Sabe o power point branco, recheado de textos do início ao fim? Ele é um dos principais vilões de um evento de sucesso, fazendo com que você perca o seu público rapidamente.
É por isso que, além de planejar o conteúdo e a forma como ele vai ser passado, é importante também escolher as melhores ferramentas para a apresentação. Elas podem ser mais lúdicas, como peças para um número de mágica ou mais técnicas, como um power point descolado e atrativo e o Prezi, com muitas imagens e pouco texto, indo direto ao ponto de interesse do público.
Lembre-se de que as habilidades do palestrante também contam como ferramentas. Portanto, a voz de quem irá falar, as habilidades relacionadas às artes cênicas, como dança ou teatro, ou a capacidade de contar piadas também podem ser ferramentas interessantes para agregar valor ao vento e, com isso, prender a atenção do público. Saber como ser objetivo, evitando ser prolixo durante a palestra, também é fundamental.
As roupas importam
A forma como o palestrante se veste também faz diferença na hora de chamar a atenção do público. Em uma startup, por exemplo, onde não se vê um terno ou gravata no dia a dia, roupas mais formais podem causar uma péssima impressão no público, remetendo à ideia de um palestrante chato ou muito tradicional antes mesmo de ele abrir a boca. Por outro lado, roupas descoladas em meio a um grupo de executivos de empresas tradicionais podem fazer com que o conteúdo não seja levado a sério.
Portanto, também é importante que você entenda quem é o seu público de forma a instruir os palestrantes e organizadores a se vestirem de forma adequada, próxima à das pessoas que irão participar do evento.
Prender a atenção do público em um evento corporativo é essencial para garantir o sucesso do evento. Nesse aspecto, Marco Zanqueta pode ser a sua melhor opção! Ele une todos os elementos apresentados, sendo capaz de unir o lúdico ao profissionalismo de anos de experiência na área, garantindo resultados de excelência para o seu evento.
Portanto, aproveite para entrar em contato comigo agora mesmo e descubra como fazer uma palestra atrativa e interessante para o seu público!