Nas décadas atuais, muitas empresas se tornaram exigentes demais quando se trata do trabalho de uma pessoa que pode influenciar no resultado do trabalho de outra, por isso quem lidera uma equipe precisa se manter motivado, focado e com objetivos traçados de forma a auxiliar o bom desenvolvimento de todos os setores da empresa. Portanto, é importante perceber como você pode ser reconhecido pelo seu líder como alguém que toma atitudes e realiza um trabalho de qualidade.
Saber o que seu líder pensa de você não é fácil e perguntar pode ser uma boa opção. A dificuldade de comunicação entre líderes e funcionários pode ser um obstáculo para o crescimento tanto da empresa como de quem trabalha nela.
Como ser reconhecido em um ambiente de trabalho?
Existe uma frase muito usada nos meios corporativos que é: “Um bom funcionário deve sentir a chamada dor de Dono”.
Mas o que é isso?
É se colocar no lugar e tentar pensar como agiria meu líder naquele momento. Cumprir prazos; contribuir com um ambiente sadio e motivar seus colegas a partir da função de cada um, observando, compartilhando experiências e informações; mostrando a importância de cada pessoa para a organização.
Não vai adiantar se preocupar em reconhecimento se não realizar o trabalho de acordo ou além daquilo que lhe foi atribuído. Suas atitudes e tomadas de decisões devem ser feitas com sensatez e, principalmente, com foco nos resultados. Dessa forma, motivará sua equipe com um novo olhar e a visão do todo.
Quem quer se tornar um líder tem que ter em mente que a responsabilidade vai além de mandar o outro exercer a função dele com eficácia. Deve-se incentivar a pessoa e oferecer condições para que ela tenha um bom desempenho, para que se desenvolva, mantenha-se motivada e contribua com o crescimento de toda a equipe.
É assim na vida de um mágico. No palco, existem diversas pessoas, nos chamados backstage, e cada uma tem as próprias funções. Se alguma delas errar, poderá ocasionar uma sequência de equívocos, pois cada indivíduo depende do outro e isso é o chamado trabalho em equipe.
Um bom líder é aquele com capacidade de transmitir e receber boas ideias. Alguns fatores principais para que alguém obtenha sucesso profissional são: criatividade, originalidade, confiança, participação nos negócios e nas discussões da empresa, entre outros. Por isso, devemos saber que a motivação não vem de fora para dentro, ela começa em cada um de nós e passa ao nosso próximo. É como uma piada, só vou contá-la a alguém se for muito boa, mas eu não souber contá-la não terá graça a partir daí.
Não se pode mudar alguém, porém é possível influenciar para que apareçam mais pessoas com espírito e vontade de liderança. Ajude quem você puder e lá na frente alguém o ajudará também!