A sua força de vendas vai muito além de uma equipe de vendedores. Ela se refere a um grupo de profissionais capacitados, capazes de trabalhar de forma inteligente e estratégica para gerar os melhores resultados de vendas para a sua empresa. Dessa forma, investir na motivação desse time é essencial para garantir o engajamento na solução de problemas e incentivar os colaboradores a darem o seu melhor para atingir as suas metas — e, até mesmo, para superá-las!
Porém, será que apenas a comissão é suficiente para garantir a motivação? Para ter sucesso, é importante ir além e investir em estratégias criativas e inovadoras para efetivamente gerar a motivação e o engajamento da força de vendas da sua empresa.
Quer saber quais são essas estratégias? Continue a leitura e descubra agora mesmo!
Colete feedbacks
Você quer motivar a sua força de vendas, mas não sabe o que oferecer aos colaboradores como recompensa? Então, que tal perguntar a eles o que efetivamente gera valor?
É por isso que coletar feedbacks é uma ótima técnica para motivar a força de vendas da sua empresa. Portanto, converse com os colaboradores em reuniões periódicas para entender quais são as principais necessidades e demandas de cada um deles e como você pode ajudar. Além disso, descubra que tipo de recompensa gera maior engajamento — viagem, capacitação, prêmios financeiros, entre outras — e crie uma estratégia para implementá-la na empresa.
Invista em palestras e capacitações
Fornecer palestras e capacitações aos seus colaboradores é uma forma de mostrar que você se importa e valoriza a força de vendas, investindo recursos na melhoria das competências e habilidades dos profissionais. Portanto, ofereça esse incentivo ao time, focando as competências mais necessárias para a realização das atividades diárias.
Além disso, fuja das capacitações tradicionais, focadas em competências técnicas, e invista em palestras motivacionais para a força de vendas. Elas são capazes de gerar reflexões e incentivar os profissionais a darem o melhor para a empresa. Ademais, esse tipo de evento ainda permite uma maior interação entre os membros do time, melhorando o clima organizacional, e possibilita um aumento da produtividade devido ao maior engajamento.
Faça planos de carreira
Uma ótima forma de motivar a força de vendas é possibilitando o crescimento do colaborador dentro da empresa, não é mesmo? Portanto, aproveite para criar um plano de carreira viável e atraente aos profissionais.
Para isso, é preciso que você concilie a realidade da empresa com os objetivos de carreira do profissional. Além disso, entenda quais são os pontos fortes e as competências a serem desenvolvidas para cada um, além de estabelecer os resultados esperados para que o colaborador atinja o próximo nível da carreira.
Nesse aspecto, lembre-se de que nem sempre os profissionais desejam ou têm as competências necessárias para ocupar um cargo de gestão. Portanto, você pode investir na carreira em Y, na qual o colaborador não passa a coordenar uma equipe, mas, sim, a assumir maiores responsabilidades no mesmo cargo, tendo também um maior reconhecimento dentro da empresa e uma remuneração financeira mais elevada.
Motivar a sua força de vendas é uma das chaves para o sucesso da empresa. Afinal, são esses os profissionais que captarão e fidelizarão os clientes, potencializando os lucros do negócio. Com essas três ideias, você está pronto para investir no aumento do engajamento e da produtividade do time, trazendo ótimos resultados para a sua empresa!
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