Falar sobre resultados, alinhar a equipe, trazer a cultura da empresa à tona e apresentar as propostas para o futuro do negócio é papo sério, assunto de longas reuniões e eventos. Mas como driblar o cansaço dos colaboradores e fazer com que eles se engajem e fixem as informações passadas? Esse é um dos grandes desafios de quem organiza eventos corporativos.
É aí que a palestra motivacional lúdica entra como grande aliada. Ela pode servir tanto para passar informações e motivar a equipe no momento do evento quanto para a realização das atividades no dia a dia da empresa.
Quer saber como isso funciona e como incluir uma palestra motivacional lúdica nos eventos da empresa? Então, leia este artigo e descubra mais sobre o assunto!
Como tratar de assuntos sérios sem ser careta?
Abrir uma apresentação de power point e apresentar os resultados do último período: essa é uma prática comum nos eventos corporativos. Ou, talvez, você queira apresentar a importância do planejamento estratégico ou falar sobre o perfil comportamental dos colaboradores e, para isso, trate do assunto em algumas horas de fala na frente de uma equipe cansada.
Apesar de ser a metodologia mais utilizada, você sabe que são formatos caretas de apresentação. Não traz nada de novo para o público e, dessa forma, perde o poder de impacto que poderia ter caso você tratasse desses assuntos sérios de forma inovadora.
É aí que entra a palestra motivacional lúdica como grande aliada. Ela é uma forma de falar de coisa séria mas de uma forma que foge do tradicional. Envolve surpreender o público e abordar assuntos importantes para a empresa num formato impactante e que sai da caixa tradicional para efetivamente agregar valor e gerar resultados.
Quais são os benefícios da palestra motivacional lúdica?
A palestra motivacional lúdica traz uma série de benefícios para os colaboradores e para a empresa no geral. Em primeiro lugar, o palestrante é uma pessoa capaz de utilizar habilidades específicas, como a mágica, para transmitir informações importantes, de uma forma descontraída e atraente.
Com isso, as pessoas aprendem mais e fixam melhor o conteúdo que está sendo passado. Afinal, além de ser uma forma mais atrativa de transmitir conhecimento, atraindo a atenção do público, ele ainda gera uma maior retenção do que foi aprendido ao longo do tempo. Os colaboradores se lembram porque a mensagem foi passada de forma diferenciada e marcante.
Quando você utiliza a mágica, por exemplo, uma metodologia que produz rápida conexão com as pessoas, o colaborador tem a oportunidade de vivenciar algo novo, que não se vê todos os dias. Dessa forma, ele vivencia o conteúdo na prática de uma forma inusitada. Mesmo após alguns anos, quando a pessoa se lembra da mágica, é capaz de lembrar também da informação que foi passada naquele momento. Segundo Marcos Zanqueta, profissional da área:
“Várias pessoas já me disseram que a palestra lúdica foi a melhor forma de aprender, pois perceberam que é possível absorver conteúdo de um jeito descontraído. É comum que pessoas digam que geralmente as palestras são muito chatas, mas que o lúdico é atraente, envolvente e por isso, elas gostam.”
Além disso, o fator lúdico também serve como uma forma de provocação do público, que se pergunta como o palestrante conseguiu realizar determinada atividade. A partir disso, o raciocínio lógico é acionado, sendo desafiado diante do surpreendente e gerando reflexão a longo prazo no público que assiste à palestra.
Como escolher o palestrante ideal?
Agora que você já sabe o que é e a importância da palestra motivacional lúdica para o seu evento, é hora de entender como escolher o melhor palestrante. Entenda agora algumas dicas para tomar a melhor decisão!
Faça uma pesquisa
Comece pesquisando profissionais que ofereçam palestras da forma como você deseja. Entenda qual a metodologia utilizada por cada um deles e como eles são capazes de transmitir as informações da sua empresa por meio de um momento lúdico.
Busque o equilíbrio
Diante de uma lista de opções, é hora de selecionar aquele que melhor combina com o seu negócio. Nesse aspecto, é importante buscar um equilíbrio entre a seriedade e o lúdico.
Isso significa que a palestra não pode ser extremamente séria e fechada nas metodologias tradicionais. Mas também não deve ser apenas lúdica, sendo necessário que haja um equilíbrio entre esses dois elementos.
Alinhe objetivos
Ao selecionar o palestrante ideal, converse com o profissional para alinhar objetivos e expectativas. É importante que você realize um briefing com o palestrante para que ele prepare a palestra da melhor forma possível.
Peça uma demonstração
Antes de fechar o contrato, peça uma demonstração ao palestrante. Você pode solicitar que ele vá até a empresa ou, até mesmo, que grave um vídeo com as principais ideias do evento. Realizar uma conversa por videoconferência também é uma ótima forma de analisar a desenvoltura e habilidades do profissional.
É lúdico mais funciona! Como ter resultados efetivos através da palestra?
Você pode estar se questionando: realmente é possível alinhar o lúdico com o profissional dentro da empresa? Pois saiba que não é apenas possível, mas indicado que isso aconteça.
Para ter resultados nesse processo é essencial que você alinhe a informação a ser passada com as habilidades do profissional. Isso significa que, quando quiser falar sobre o perfil comportamental dos colaboradores, por exemplo, em vez de utilizar dados analíticos e apresentações fechadas, você pode entregar uma noz ou uma laranja a um colaborador e pedir que ele indique pessoas que possuam o perfil dessas frutas. Zanqueta lembra:
“As pessoas falam sobre o assunto de um jeito descontraído, jovial, sem aquela fala engessada. O fator lúdico é uma forma de engajar as pessoas na palestra.”
É assim que você gera resultados! É importante falar com as pessoas de uma forma diferente do ambiente corporativo, permitir que eles interajam e participem do evento e se engajem no assunto que está sendo discutido.
Metodologia Marco Zanqueta
Marco Zanqueta é palestrante motivacional há 12 anos. Dedica seus conhecimentos da arte de falar em público, com seu know-how de ator e mágico profissional há mais de 30 anos, para criar suas palestras motivacionais com mágica, de um jeito moderno e pensando sempre em trazer resultados. Mágica + Conteúdo faz as pessoas se divertirem, levando a informação e motivação na medida certa.
A mágica é utilizada como ferramenta de marketing e comunicação e assume o pano de fundo da palestra, cujo objetivo principal é levar informação aos participantes. Com isso, ele gera aprendizado de forma descontraída e diferenciada.
O papo é sério, mas não precisa ser careta. Com uma palestra motivacional lúdica você é capaz de engajar os colaboradores no evento da sua empresa e potencializar o aprendizado a longo prazo da sua equipe.
Quer incluir essa palestra no seu evento? Então, entre em contato agora mesmo!
[rock-convert-cta id=”18802″]