Você quer garantir um time de vendas engajado e motivado a dar sempre o melhor para a empresa e, para isso, investe em altos salários e comissões, certo? Isso é importante, porém pode não ser suficiente para atingir o seu objetivo.
Existem outras estratégias que podem gerar, inclusive, mais motivação do que o dinheiro. Essas ideias, além de exigirem um investimento financeiro menor — o que as torna mais viáveis —, podem representar o diferencial de que você precisava para potencializar os resultados do time de vendas da sua empresa.
Quer saber como gerar motivação em vendas? Descubra, agora, algumas ideias!
1. Invista na educação profissional
Os profissionais da atualidade não buscam apenas altos salários e premiações. Para se sentirem motivados, eles precisam de desafios constantes e desenvolvimento. É aí que a capacitação entra como uma ótima estratégia para gerar motivação no time de vendas.
Para que ela funcione, é preciso mapear as competências de cada um dos profissionais e entender quais são as potencialidades e limitações de cada um deles. A partir disso, busque por treinamentos e capacitações que potencializem o que cada um tem de melhor e reduzam as limitações relacionadas às competências em vendas.
2. Mostre a importância do trabalho
Para se sentir motivado e dar o seu melhor, o profissional precisa entender qual o valor do seu trabalho para a empresa como um todo. Dessa forma, é importante que você explique o planejamento estratégico do negócio para o time de vendas e, a partir disso, mostre a contribuição de cada membro do time para os resultados gerais da empresa, evidenciando a importância do trabalho.
Portanto, comece a mostrar os resultados objetivos para o time de vendas. Mostre o faturamento da empresa, o lucro, e evidencie o quanto disso foi responsabilidade do time de vendas. Mostre também as metas como, por exemplo, a de garantir a satisfação do cliente ou de aumentar o NPS da empresa, e evidencie a importância da equipe para atingi-las.
3. Crie premiações diferentes
A premiação em dinheiro pode ser motivadora, porém, não é sempre viável para a empresa. Uma ótima alternativa é oferecer premiações diversas, que vão além de comissões e salários.
Você pode, por exemplo, oferecer dias de folga para os profissionais que baterem a meta. Além disso, premiações diversas, como cursos e exemplos exclusivos e capacitações, podem ser ótimas formas de engajar os vendedores.
4. Dê feedback
O colaborador precisa entender o que faz de melhor e quais são os pontos em que precisa melhorar. Com isso, ele é capaz de se engajar nas suas atividades e buscar sempre os melhores resultados possíveis.
Isso é viável por meio do feedback. Quando ele acontece periodicamente, o colaborador entende quais são os pontos que deve trabalhar para melhorar e sente-se reconhecido pelos bons resultados que obteve no último período. Um exemplo prático de um feedback construtivo acontece quando você observa que o vendedor usa palavras pouco formais para conversar com o cliente. Nesse momento, explique que o trabalho é bem feito mas que ele precisa melhorar esse aspecto, indicando cursos ou leituras para o vendedor.
5. Promova eventos e convenções
Promover eventos especiais em datas comemorativas e convenções para a apresentação de resultados é uma ótima forma de alavancar a motivação e o engajamento do time de vendas. Isso porque esses momentos podem ser uma forma de reconhecer os resultados positivos do time e gerar descontração e relaxamento, como uma forma de comemoração. Dessa forma, eles geram motivação uma vez que os colaboradores passam a ter clareza dos resultados gerados e se sentem reconhecidos, o que aumenta o engajamento para que continuem dando o melhor.
Nesse momento, você pode aproveitar para inserir uma palestra motivacional, que potencializa os resultados do evento. Existem profissionais altamente capacitados e que são capazes de impactar os vendedores e elevar a motivação do time em longo prazo.
Como você pôde perceber, para gerar motivação em vendas, não é necessário aumentar salários ou comissões. Existem outras formas de cumprir esse objetivo com sucesso, engajando a equipe na obtenção dos melhores resultados para a empresa.
Quer saber mais sobre como motivar a força de vendas da sua empresa? Então, aproveite para ler também o próximo artigo!