Inteligência emocional é a habilidade de olhar para si e para os outros, identificando emoções e sentimentos, além de conseguir gerenciá-los e potencializar seus resultados a partir dessas descobertas. Essa capacidade é extremamente valorizada no mercado de trabalho, pois está relacionada a colaboradores estáveis, que lidam bem com adversidades e não saem do seu eixo de equilíbrio com facilidade.
Quer entender melhor qual é a relação entre a inteligência emocional e a vida profissional dos colaboradores? Eu conto! É só continuar lendo o texto e você descobrirá tudo o que precisa saber sobre o assunto.
Entenda a importância da inteligência emocional no trabalho
O mundo corporativo é repleto de altos e baixos. Especialmente quando você está lidando com muitas pessoas, é comum que surjam embates e circunstâncias conflituosas. Pode ser um colega que não gosta de você e joga piadinhas desagradáveis ou uma reprimenda mais agressiva do seu chefe em um dia de mau humor, por exemplo.
Nesses momentos, quem tem inteligência emocional costuma manter a compostura e a estabilidade, mesmo em situações extremas. A pessoa se mostra apta para identificar aquelas situações e lidar com o cenário adverso de maneira saudável, sem adoecer a si mesma e comprometer o rendimento da equipe.
Descubra a relação entre a inteligência emocional e a produtividade
Você já viu pessoas desmoronarem em um momento de dificuldade ou perderem o controle em uma situação conflituosa? Se a resposta for sim, você deve ter reparado que naquele dia (e nos seguintes) dificilmente ela foi capaz de entregar bons resultados e agir de maneira racional, não é mesmo?
Um bom exemplo disso é ficar mais tempo que o necessário na pausa do café contando o acontecido para o colega do outro setor, entregar um trabalho com qualidade inferior ou ter uma reação exagerada diante de um problema simples.
Sou seu amigo, estou aqui para ajudar, mas vamos falar sério! Se você já passou por isso, sabe como uma situação dessas pode comprometer a produtividade e também o rendimento de todo o time, não é mesmo? E é por essa razão que você precisa desenvolver essa habilidade nos seus colaboradores.
Aprenda a desenvolver a inteligência emocional dentro de sua equipe
A boa notícia, caro leitor, é que essa é uma habilidade que pode ser aprimorada. Você pode estar se perguntando como isso é possível, mas existem muitas maneiras de promover a inteligência emocional nos seus colaboradores. Veja mais a seguir!
Implemente uma cultura de feedback na sua empresa
Aprender a conversar de maneira franca e objetiva é uma ótima proposta para começar a investir na inteligência emocional. Coloque às claras as suas expectativas e ofereça bons feedbacks aos colaboradores.
Se alguém se esforça para entregar os trabalhos antes do prazo, é legal que ela saiba que você notou isso. E se ele estiver tendo dificuldades em algum ponto, explique a questão com objetividade e respeito. E aí? Será que dá para fazer isso na sua empresa?
Desenvolva um pouco mais a sua empatia
Aprender a olhar para o próximo e esforçar-se para se colocar no seu lugar, reconhecendo as emoções e limitações de cada indivíduo faz com que sejamos mais compreensivos, sensíveis e tolerantes. Afinal, por mais que uma coisa seja bastante simples para você, pode não se mostrar dessa maneira para outra pessoa.
Permitir que um pai saia mais cedo para assistir à apresentação de um filho na escola, por exemplo, pode criar um comprometimento com o trabalho que vai valer muito mais que aquelas horas perdidas.
Por fim, quando seus colaboradores possuem inteligência emocional são capazes de se adaptar a novas situações, transpor obstáculos e resistir a cenários de instabilidade. As pessoas mais equilibradas são aquelas que não se desesperam diante das adversidades.
Portanto, invista na saúde emocional da sua equipe. Você verá como seus resultados serão muito melhores com um time que nutre sua inteligência emocional em larga escala. E então meu amigo? Como funciona isso na sua empresa? E o que você pensa sobre isso? Conte para nós, vamos adorar saber.
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