Tanto o vendedor quanto o mágico precisam da comunicação para interagir com sua plateia
Quando éramos crianças, costumávamos nos empolgar com as histórias de fantasia. A maioria
delas sempre apresentava alguma figura mágica, seja ela a fada madrinha da Cinderela ou o
gênio da lâmpada do Aladdin. Muitas pessoas não tem ideia do quanto às palavras realmente
podem mudar situações, além de dar ânimo e encorajamento ao próximo. É esse tipo de
comportamento que eu, no papel de mágico, tento proporcionar aos participantes e eles saem
cientes de que o efeito mágico do diálogo pode fazer certos impasses da vida sumirem.
Meu trabalho como mágico faz jus ao ditado que afirma que as palavras têm poder. E elas
têm mesmo. Contudo, minhas apresentações vão muito além de frases de efeito. Eu busco
motivar meu público, trazê-lo ao meu show não só como plateia, mas como participante, para
fazê-lo interagir e vivenciar e levar consigo a experiência para aplicá-la na prática. Esse meu
comportamento de comunicador a fim de motivar as pessoas é um dos grandes diferenciais do
meu trabalho e também do mundo corporativo.
Aqueles que representam um time de vendas de uma empresa, por exemplo, precisam ser
verdadeiros contadores de histórias para agregar valor a seus produtos e serviços. Nesse
caso, o apoio e a confiança por parte dos back office são primordiais. Um vendedor precisa
ter uma boa comunicação com seu líder e sua equipe, pois, por meio das palavras ocorrerá a
propagação da marca.
Como mágico, eu sempre busco motivar meu público para que eles vejam que as mudanças
são possíveis, basta ter um pouco de disciplina, se esforçar para atingir as metas e cumprir as
tarefas dentro do prazo. Se o ambiente de trabalho é aberto à comunicação entre a equipe,
soluções surgem de dentro da cartola e são cabíveis no cotidiano de qualquer pessoa, até
mesmo o meu. Por isso sempre me preocupo em dialogar com o meu público e minha equipe.
Eu, como palestrante motivacional, levo sempre em consideração o preparo antecipado
do meu discurso para poder contornar qualquer desafio que apareça durante minha
apresentação. No desenrolar das minhas palavras, eu faço as pessoas perceberem que uma
comunicação bem alinhada melhora o clima organizacional de trabalho dentro da empresa. Da
mesma forma que dialogar faz a diferença em um negócio, minhas palavras colaboram para
colocar o cliente no caminho certo.
Como exemplifiquei, um vendedor precisa valorizar o produto da empresa para conquistar
o cliente, aquele que não deve ser visto apenas como consumidor, mas também como um
ser humano que fará uso do que foi adquirido por ser útil em seu convívio. Eu faço uso das
palavras com honestidade, pois quero que as pessoas realmente acreditem quando digo que
elas são capazes de trazer mudanças, não só para o empreendimento, mas para suas vidas.
É dessa maneira que um bom contador faz uma história prevalecer por anos. A empresa
precisa se engajar no mercado com o auxílio do profissional que segue as rédeas das tarefas.
Eu sou vendedor, mas busco valorizar e guiar meu público, para eles perceberem que são
capazes de expandir poder e conhecimento por meio de palavras construtivas.