As inspeções de trabalho são uma forma de valorizar o colaborador e o empreendimento
Antes de subir ao palco, eu sempre me preocupo em inspecionar todas as minhas ferramentas
ao lado da minha equipe para que elas estejam organizadas e para que funcionem
corretamente no decorrer da minha apresentação. Especialmente aquelas que fazem uso de
eletricidade e que precisam de mais atenção para não causar nenhum acidente. Essa é uma
atitude básica, mas essencial na minha rotina como mágico.
Essa atenção extra também deve ser aplicada em qualquer ambiente de trabalho. É função do
gestor pensar no bem-estar dos funcionários e na infraestrutura da sua empresa. O mágico vê
o conjunto todo antes da apresentação, ou seja, além das ferramentas, ele busca no backstage
a afirmação de que o local é seguro e se os participantes ficarão confortáveis no decorrer
do show. Tomar essa atitude mostra o quanto o público é especial e é o sinal que o mágico
oferece para indicar que tem interesse em revê-los no futuro.
As palestras de segurança do trabalho servem para conscientizar os participantes nas tomadas
de decisões que visam criar ou melhorar o ambiente de trabalho para que nenhum dos
colaboradores da empresa se sinta inseguro. Quando um mágico recebe um agradecimento
pela execução de um bom show, ele fica feliz, não só pelo trabalho, mas por ter propiciado um
ambiente aconchegante que só foi possível adequá-lo após a verificação com antecedência de
materiais e equipamentos.
As inspeções, nem que sejam rotineiras, são vistas como um sinal de importância por parte do
gestor. Ele, ao tomar essa atitude, não pensa apenas no empreendimento, mas no bem-estar
da sua equipe. A atenção dada nas inspeções que podem ser decorrentes no ambiente de
trabalho é o mesmo que agregar valor aos colaboradores. Dessa forma, eles se sentem parte
da empresa e percebem que são vistos também como protagonistas do espetáculo que rege o
local onde trabalham.
Eu conto com a minha equipe para que o show não pare e o mesmo é válido para o gestor que
está comprometido com a empresa e com os colaboradores. Isso gera credibilidade. Se um
mágico coloca em risco a vida do seu público, é muito provável que ninguém volte a assisti-lo
por causa da perda da confiança. Esse pensamento também se aplica à rotina empresarial. Por
isso, se o palco cair, motive as pessoas para reerguê-lo. Assim, o show pode continuar.