Eventos corporativos trazem oportunidades de mudança no cotidiano, na metodologia e na rotina de trabalho das empresas. Diante de tamanha importância, a contratação de uma agência de palestrantes pode ser exatamente o que você precisa a fim de transmitir a mensagem organizacional com precisão.
Para tanto, é preciso que os gestores acreditem na agência e estejam dispostos a deixar sob responsabilidade dela a incumbência de encontrar, indicar, contratar e levar o profissional ideal para a ocasião, sem fazer isso de forma paralela.
Que tal entender melhor as atividades dessas empresas, amigo leitor? Explicamos, na sequência, como acontece a prestação de serviços. Boa leitura!
O que é e como funciona a agência de palestrantes?
Em regra, estamos falando de uma organização que atua como um banco de palestrantes, ou seja, tem o nome dos profissionais, sabe o que eles fazem, quanto cobram e o nível de satisfação dos clientes com seu trabalho.
Dissemos “em regra” porque muitas empresas da categoria não realizam essa gestão de dados, o que gera um prejuízo à prestação de seus serviços. Uma boa agência de palestrantes tem os contatos certos à mão e entende que a grande riqueza do negócio está no gerenciamento e na organização das informações em seu poder.
Nesse contexto, o palestrante Marco Zanqueta pontua: “Não adianta um cliente ligar e pedir uma palestra com o Bernardinho se eu não tenho o contato dele”. De acordo com o entrevistado, é inútil buscar o orador depois da solicitação “pois não faz sentido você contratar o meu serviço se eu não tenho o produto para oferecer”.
É por isso que a agência de palestrantes dele tem um responsável apenas por buscar novos profissionais na área e atualizar o banco de dados da empresa — forma efetiva de oferecer à companhia contratante o orador ideal para o seu evento corporativo.
Como contratar uma agência de palestrantes?
Tudo começa com o pedido da organização em um contato inicial, por exemplo: ela deseja realizar uma convenção de fim de ano e tem X reais de orçamento para trazer um palestrante de vendas que seja do estado de São Paulo.
A agência checa datas e verifica valores, disponibilidades e assuntos dominados pelos profissionais em seu banco de dados para promover o match perfeito. Assim, ela fornece indicações precisas à contratante, conduz a negociação, firma uma relação entre as partes e cuida da logística do eleito no dia do evento.
Zanqueta fala do processo como um mapeamento estratégico, maneira eficaz de “filtrar e entender todas as necessidades do cliente e conectar isso aos palestrantes disponíveis”. De tal forma, acontece a entrega de propostas focadas, centradas nos critérios estabelecidos pelo cliente.
Compromisso e transparência
É assim que mil palestrantes de vendas são reduzidos a 10 indicações precisas, amigo leitor. No entanto, é preciso que o contratante esteja disposto a falar a verdade para a solução estar perfeitamente alinhada à demanda, correspondendo às expectativas firmadas.
Os gestores não devem conduzir uma pesquisa por conta própria, caso optem pela agência de palestrantes — afinal, seria como ir ao médico, ser minuciosamente examinado, ter o tratamento especialmente prescrito aos seus sintomas e, mesmo assim, utilizar o Google para se curar. Percebe a incongruência, leitor?
Zanqueta destaca que muitas empresas chegam até a equipe dele a fim de utilizar o rico banco de dados ignorando a efetiva contribuição desse modelo de negócio. O contratante precisa ser claro quanto aos critérios e às expectativas sobre o palestrante, confiando à terceirizada a condução de todo o processo até a presença do eleito para o evento corporativo.
O cliente deve ser transparente e aceitar as condições da agência de palestrantes, entendendo a entrega de valor no produto e no serviço que compõem o pacote. “Em contrapartida, também fazemos uma curadoria rigorosa dos profissionais — quem tem postura, quem atende a todos os requisitos”, diz Zanqueta.
Como contratar a agência de palestrantes ideal?
Verifique se a terceirizada entrega a você todas as facilidades do processo para intermediar a negociação com o palestrante eleito, dar segurança à relação firmada entre as partes e cuidar da logística do orador — seu embarque, sua data de chegada, o traslado até o hotel e os horários.
Ainda, cheque o banco de dados da agência de palestrantes e confira seus resultados, as avaliações de outros clientes e a sua credibilidade no mercado. Nesse sentido, vale destacar que o cliente não paga nada à empresa gerenciadora do banco de dados, pois o pagamento é direcionado ao palestrante.
Diferenciais no segmento
Zanqueta fala de um aplicativo que sua empresa tem para Android, app que deve ser disponibilizado para iOS em 2020: “É como se fosse um Uber de palestrante: ele se cadastra, nós avaliamos o seu perfil, e a companhia cliente, do outro lado, consegue enxergar quem é a melhor opção para ela nesse momento”.
O próprio entrevistado dá palestra há mais de 15 anos e ressalta a importância do modelo de negócio em questão no agenciamento dos profissionais do ramo. Sua equipe cuida do marketing dos cadastrados, ajuda a vender o serviço, trata vídeos e fotos, cria conteúdos e aumenta a visibilidade do parceiro no cenário corporativo.
Vale a pena contratar uma agência de palestrantes?
A essa altura, você já deve ter notado que sim. A especializada tem muitos contatos bons e minimiza os riscos das contratações enquanto atua com agilidade, transformando o problema do cliente em solução com uma indicação de alta excelência.
Contratar diretamente o palestrante pode até ser uma opção viável, mas quanto tempo você demora para captar todas as informações, fazer as conexões, negociar, fechar negócio e planejar a logística do orador escolhido?
A terceirizada cuida de todo o processo de forma rápida e entendendo a dor do cliente. Zanqueta atesta: “Por exemplo, nos preocupamos em oferecer segurança ao cliente, para que ele fique tranquilo sabendo que vai chegar o contrato na mão dele”.
A agência de palestrantes abrange os mais variados temas, de vendas a liderança, e você pode explorar ao máximo seus benefícios utilizando os serviços de uma empresa da categoria que atua em todo o Brasil.
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