Um dos segredos de um evento corporativo bem-sucedido é a capacidade de adequar seu formato e o conteúdo aos interesses, aos gostos e às características do público-alvo. A palestra para jovens tem suas especificidades nesse contexto.
Prender a atenção da plateia é a missão do orador para conseguir não apenas transmitir a mensagem organizacional, mas também fazer com que ela seja assimilada pelos colaboradores — e, consequentemente, implementada nas práticas e nas condutas no ambiente de trabalho.
Continue a leitura para conferir como promover um evento corporativo interessante a esse público especial e com alta capacidade de aumentar a produtividade da sua empresa — o millenial. Vamos lá!
Afinal, quem são os millenials?
Estamos falando de quem nasceu entre o início da década de 80 e o começo dos anos 2000, a também denominada geração Y. Essas pessoas não vieram ao mundo como os bebês e crianças de hoje em dia, que já mexem instintivamente na tela dos smartphones desde muito novos, mas acompanharam a revolução digital.
São indivíduos que, provavelmente, lembram-se do barulho da internet discada, viram os celulares evoluírem do SMS para o WhatsApp, acompanharam o boom das redes sociais e, até mesmo, o declínio de algumas delas, tais como o Orkut e o Snapchat.
Os millenials, no mercado de trabalho, geralmente priorizam desafios e a realização na carreira em detrimento de um bom salário — mas, se puderem aliar todos esses aspectos, melhor ainda. Mais autônomos em comparação aos profissionais da geração anterior, eles são colaborativos e criativos e querem flexibilidade e liberdade para se desenvolver.
Essas pessoas têm dificuldade com hierarquias e estruturas rígidas, entendem pouco ou até refutam a burocracia. Elas são dinâmicas, adoram aprender e têm relativa facilidade para lidar com inovações, principalmente por terem acompanhado o avanço tecnológico e a contextualização da era digital até os dias atuais.
Como prender a atenção na palestra para jovens?
Evidenciadas as características, os interesses e o perfil dos millenials, falamos, na sequência, sobre as melhores maneiras de fomentar o interesse e captar o foco desses profissionais em um evento corporativo. A intenção é passar a mensagem organizacional de forma efetiva e motivar a equipe a ter um melhor desempenho. Confira!
Utilização de metodologias lúdicas
O melhor jeito de aprender é brincando, e o ser humano se desenvolve assim desde os seus primeiros meses de vida. Quando ele cresce e torna-se adulto, acaba achando algumas didáticas inadequadas ao seu alto nível de amadurecimento, mas, na realidade, elas ainda podem ser úteis para lhe trazer conhecimento.
Não estamos falando em promover uma palestra para jovens sem profissionalização no formato de um evento corporativo infantil com analogias totalmente inapropriadas. Pelo contrário, a intenção é ser o mais profissional possível, transmitindo a mensagem organizacional e motivando a equipe de um jeito lúdico.
A palestra com mágica faz isso com excelência se conduzida por um bom orador. Os truques, aqui, são usados como analogias para falar de questões sensíveis — uma noz pode simbolizar o colega de trabalho introspectivo, por exemplo —, mas de extrema importância. A assimilação do conteúdo é feita em um processo sutil, mas impactante.
Abertura de espaço para a participação do público
Os millenials são a geração da mão na massa. Eles querem se envolver e ver como as coisas realmente funcionam e, por tais razões, é interessante trazer a experiência para o evento corporativo da sua empresa.
A interatividade entre público e orador em uma palestra para jovens é essencial para a assimilação do conteúdo em longo prazo. Eu posso descrever a você todos os processos de uma linha de produção desconhecida e perguntar sobre eles daqui a uma semana ou passar um dia com você na fábrica e questionar a respeito das etapas dali a um mês.
Com certeza, a riqueza de detalhes será maior no segundo caso. A vivência causa um impacto visual e coloca a pessoa como participante da experiência, uma forma efetiva de acelerar e melhorar a aprendizagem — guardando o momento na memória por mais tempo, inclusive.
Introdução das redes sociais na palestra para jovens
Vivemos na era digital, marcada pela interatividade; por constantes mudanças políticas, econômicas, sociais e de consumo; e pelo grande fluxo de pessoas, de recursos e de informações. O consumo de conteúdo precisa ser rápido, fácil, dinâmico e interativo, razão pela qual Twitter, WhatsApp e Facebook fazem tanto sucesso entre os millenials.
Incorpore as redes sociais na palestra para jovens a fim de aproximar a mensagem que a empresa deseja passar da realidade deles, profundamente marcada pelo uso desses aplicativos. Compare o ambiente de trabalho com a administração de uma página no Instagram, por exemplo.
A analogia pode ser feita para falar ao colaborador sobre clima organizacional — engajamento com a equipe, relacionamento com os colegas, afinidades, conflitos, aceitação das diversidades e a importância de unir pessoas com mentalidades diferentes em um projeto. O exemplo é apenas uma das múltiplas formas de melhorar a assimilação do conteúdo.
Visão do futuro e ensinamento prático
A palestra para jovens não deve ser meramente teórica, cheia de números e termos técnicos que não atingem em cheio uma solução para o problema, tal como a falta de entrosamento entre as equipes comercial e de marketing ou a baixa produtividade no último semestre.
Os millenials são imediatistas e querem saber, efetivamente, como podem resolver seus problemas, mas atenção: não vale impor tarefas ou comportamentos. A mensagem precisa ser transmitida como uma sugestão, e trazer previsões sobre o cenário futuro, nesse contexto otimista, contribui para o profissional rever sua conduta.
Apresente desafios de longo prazo, como oportunidades de desenvolvimento na carreira, e fale sobre como isso agregará para o crescimento pessoal do indivíduo, inclusive. A técnica é ótima para motivar os colaboradores.
Como escolher o palestrante ideal para os millenials?
Invista em um profissional experiente e capaz de atender, por completo, às expectativas da administração — alguém como o Marco Zanqueta. O formato da apresentação e a conduta do orador fazem toda a diferença na hora de estimular a equipe a ter um melhor desempenho e, assim, atingir o máximo potencial produtivo da empresa.
A palestra com mágica traz todos os elementos mencionados no tópico anterior em uma experiência enriquecedora tanto para o profissional quanto para a companhia. Ela ensina de um jeito lúdico, consolida na memória do público a mensagem organizacional, toca em assuntos sensíveis com sutileza e permite insights impactantes.
Todos esses elementos contribuem para que o evento corporativo seja inesquecível, e seus ensinamentos, efetivamente traduzidos em melhores práticas, condutas e metodologias de trabalho na empresa.
A palestra para jovens precisa ser tão dinâmica e interativa quanto seu público. Quando ela é realizada com mágica, o elemento lúdico ainda potencializa o aprendizado e ajuda o colaborador a fixar o conteúdo na memória por um longo prazo.
Ficou interessado no assunto? Entre em contato e confira como promover um evento de alto retorno e excelência para a sua equipe.