Os eventos corporativos têm como objetivo produzir valor e soluções para quem está participando daquele encontro. Mas você conhece quais são os temas de palestras motivacionais?
Acompanhar os níveis de motivação, satisfação na internet e clima interno pode contribuir para encontrar o melhor momento de realizar palestras e eventos motivacionais.
Quer saber quais são os assuntos mais abordados? Leia o nosso texto e fique por dentro!
Produtividade
Esse é um dos principais diferenciais que as empresas buscam nos funcionários atualmente. É por meio dessa habilidade dos colaboradores que as empresas conseguirão obter os melhores resultados e crescimento no mercado.
O ideal é que, na palestra, sejam apresentadas técnicas para que as pessoas mantenham o foco e a disciplina para realizar o seu objetivo. A importância do foco é garantir que você consiga exercer a sua função da melhor maneira possível e sem se distrair com outros assuntos.
Existem alguns métodos para manter a produtividade, como Pomodoro, Smart, Kanban, ou dividir as tarefas em grupos e solucionar um por vez. Outra dica é fazer uso de gerenciadores de tarefas, para ajudar a organizar as atividades sem perder a produtividade.
Liderança
A liderança é uma das características mais requisitadas pelos empreendedores para conseguir o engajamento da equipe. Como essa temática é essencial, ela se tornou um dos assuntos mais procurados quando vamos falar de palestras motivacionais.
O líder está na posição de gestor da equipe, mas, além disso, ele é responsável pelo diálogo e pela mediação das relações entre os colaboradores. Ele não dá ordens, mas motiva a equipe, incentivando os funcionários a obterem os melhores resultados e ficando sempre por dentro de todos os processos.
Em uma entrevista, Steve Jobs, presidente e diretor-executivo da Apple, comentou que, na empresa, não há coordenadores ou supervisores, mas sim encarregados pelos setores que se encontram todas as semanas para avaliar os resultados. O foco é no trabalho em equipe e na confiança que eles têm uns nos outros.
Empreendedorismo
Ser empreendedor significa ser aquela pessoa que identifica o problema, analisa-o e encontra soluções inovadoras. Muitas empresas buscam essa qualidade nos seus profissionais ou tenta incentivar o lado empreendedor deles.
Quem tem esse perfil é requisitado pelas organizações, que procuram por pessoas que possam trazer novas soluções para as suas questões pessoais. Com base nos dados da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL), 65% das crianças do mundo que estão no primário terão empregos que ainda não existem.
Isso é um retrato da evolução tecnológica que estamos vivendo e do empreendedorismo, que criarão novas oportunidades de ocupação no futuro. Por isso, ter o espírito empreendedor é uma questão que está sendo muito explorada atualmente.
Os temas de palestras motivacionais devem ser escolhidos conforme as necessidades da sua empresa e no momento certo. Com base nos dados da plataforma Love Mondays, o autodesenvolvimento é o que os profissionais brasileiros mais valorizam — essa foi a resposta de 45,6% das mulheres e de 40,3% dos homens. Por isso, escolher o palestrante que domina a temática que os colaboradores precisam é muito importante.
Gostou do nosso texto? Assine a nossa newsletter e receba as novidades diretamente no seu e-mail.