A organização de um evento, muitas vezes, envolve um custo bastante elevado. Nesses casos, a solução é conseguir apoio financeiro de alguma empresa, ou seja, um patrocínio. Entretanto, é importante ter em mente que ninguém fará isso sem ganhar algo em troca, certo? Em um patrocínio para eventos, você precisa oferecer algo interessante em contrapartida.
Para ajudá-lo nisso, criei aqui um passo a passo com 6 dicas imperdíveis que vão auxiliar você a conseguir o seu. Basta continuar a leitura deste post e colocar em prática todas as estratégias. Não perca mais tempo e vá conseguir seu patrocínio para eventos!
1. Reúna todas as informações sobre o evento
O primeiro passo para conseguir um patrocínio para eventos é levantar informações. Os gestores e donos das empresas buscarão saber acerca da viabilidade do seu projeto e em que isso pode agregar ao seu negócio. Se você pretende conquistar um bom volume de recursos, descubra tudo sobre o evento.
Determinadas informações, como local, público-alvo, tamanho e número de participantes, ajudarão você a criar um perfil. Somente assim, será possível montar uma proposta consistente e bem atrativa.
2. Pesquise os possíveis candidatos e se diferencie
Agora que você já sabe tudo sobre o evento de que deseja participar, está na hora de encontrar os possíveis patrocinadores. Faça uma lista com algumas categorias. Nessa lista, você deve colocar as empresas que se enquadrem no perfil com o qual você se identificou e que possam se interessar pela sua proposta.
É importante que elas sejam sólidas, tragam boa reputação no mercado e apresentem princípios e valores condizentes com o evento e com a sua empresa. Outra dica é colocar, na sua lista, as organizações que tenham por hábito patrocinar empresas como a sua.
3. Observe o alinhamento do candidato com o evento e veja como chegar até ele
Depois de listar os possíveis candidatos, está na hora de fazer uma pequena limpeza na sua lista. Para isso, observe se aquelas empresas realmente estão relacionadas com o tipo de evento de que você deseja participar. Afinal, não adianta levar para uma feira ecológica, por exemplo, um patrocinador que não tem nenhuma responsabilidade ambiental, não é mesmo? Isso acabará por queimar o seu filme, mesmo que você precise do dinheiro!
Mas uma dúvida importante para quem chega até aqui é como buscar um contato e chegar até a área ou pessoa que recebe os projetos dentro de uma grande empresa multissetorial. Às vezes, esses dados estão disponíveis no site da empresa. Você pode tentar agendar uma entrevista direta com o gerente comercial, o gestor de marketing ou o diretor da empresa. Ou poderia, por exemplo, convidar o patrocinador em potencial para um almoço, aproveitando a oportunidade para apresentar a ideia geral de seu projeto.
4. Construa uma boa apresentação
A apresentação é um ponto crucial para conseguir um patrocínio para eventos. É nesse momento que o candidato terá acesso às suas ideias e poderá formar uma primeira impressão da sua proposta.
Para tanto, seja pessoalmente, seja pela internet, você precisa criar uma abordagem específica para cada empresa que deseja alcançar. Por isso, trate os dados levantados com cuidado, analise os valores, as expectativas e os anseios daquele candidato e ofereça vantagens envolventes para ele. Fale quem é você, apresente seu planejamento e não se esqueça dos números. Tudo de uma maneira bastante sucinta e objetiva.
Vale dizer que diversas empresas que aportam recursos são muito seduzidas e procuradas. Então, como se diferenciar das milhares de propostas que estão na mesa? Vale a pena, por exemplo, inovar na contrapartida que vai oferecer, mostrar seus princípios e valores claramente, bem como enfatizar suas características únicas e evidenciar o propósito de sua atuação.
5. Traga formas criativas para divulgar o patrocínio para eventos
A forma como o seu patrocinador será divulgado pode ser determinante para conseguir fechar negócio. Afinal, quando ele fica perdido em meio a diversos outros patrocinadores ou apoiadores em uma faixa ou camiseta, por exemplo, acaba não recebendo a visibilidade que tanto deseja.
Logo, pense em formas diferentes de expor a parceria e deixe isso bem claro na apresentação. Com certeza, fará a diferença! Você pode apostar na prática do gifting, mas não apenas distribuindo brindes: pense em uma proposta que vá criar uma experiência diferenciada e estabelecer um vínculo emocional com seu evento e o patrocinador. Outra boa ideia é contar com um profissional para animar e potencializar o evento, como um show de stand-up comedy rápido ou uma palestra corporativa diferenciada, de alguma forma relacionando o trecho à marca do patrocinador.
6. Envie um follow-up após a apresentação
Se você pretende se apresentar pessoalmente, é uma boa prática enviar um follow-up para se certificar de que as pessoas entenderam tudo e evitar que se esqueçam de você. Isso é bem mais elegante e eficiente do que ligar para cobrar uma resposta, certo?
Conseguir um patrocínio para eventos alivia bastante o custo da sua participação. No entanto, para conseguir esse feito, você deve levantar informações, selecionar candidatos dentro de um determinado perfil e montar uma apresentação impecável. Isso evitará que você perca tempo com as empresas erradas e aumenta muito a chance de ouvir um “sim”, pode acreditar!
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