Quando você vai organizar um evento corporativo, a escolha dos palestrantes é uma das atividades mais importantes para garantir o seu sucesso. Porém, um questionamento que passa pela cabeça de todos que organizam esse tipo de atividade é: vale a pena contratar um palestrante famoso ou alguém vindo de outro país?
Existem algumas situações nas quais essa prática é válida. Porém, em outros momentos, pode ser que isso tire o foco do evento e atraia as pessoas por motivos que não fazem parte dos seus objetivos.
Quer saber mais sobre o tema para descobrir se um palestrante famoso ou internacional pode ser a melhor escolha para o seu evento? Então continue a leitura e descubra!
Por que as pessoas escolhem palestrantes famosos ou internacionais?
Ao anunciar uma palestra de um pensador famoso, como Cortella, ou de um ator ou apresentador internacional, por exemplo, pode ser que você atraia a atenção de muita gente. É exatamente esse o principal motivo que leva as pessoas a escolherem palestrantes famosos ou internacionais para fazer parte do evento corporativo.
Isso oferece, sim, muitos benefícios. Porém, pode ser que o conteúdo não seja tão adequado ao seu público ou, talvez, não faça sentido segundo os objetivos do evento. Portanto, é essencial pensar muito antes de tomar essa decisão.
Quais são as vantagens desse tipo de palestrante?
Conheça agora as vantagens de contar com palestrantes famosos ou internacionais no seu evento corporativo:
- atrai a atenção do público e desperta a curiosidade;
- favorece a divulgação do evento;
- oferece uma nova perspectiva de análise para o público, a partir do ponto de vista de alguém que está inserido em um outro contexto;
- agrega valor ao evento e à experiência dos participantes.
Quais são as desvantagens de colocar palestrantes famosos ou internacionais em eventos corporativos?
Para além dos benefícios, existem também algumas desvantagens em contar com palestrantes desse tipo no seu evento. Descubra agora quais são elas:
- dificuldade de encontrar uma data para o evento que se encaixe na agenda do palestrante;
- custos altos com o cachê do palestrante ou com a viagem de outro país para o Brasil;
- possibilidade de tirar o foco do seu público;
- chances de não agregar valor por não se conectar totalmente com os objetivos do evento ou por ser uma fala muito padronizada, não personalizada para a sua realidade;
- exige que você tome cuidado na hora de escolher o palestrante uma vez que ele pode ter uma orientação política ou moral diferente da empresa, o que pode prejudicar a mensagem que você quer passar ao público.
Quais são os diferenciais que você deve buscar em um palestrante?
A fama do palestrante ou o fato de ele ter vindo de outro país podem, sim, impactar o público do seu evento. Porém, esse não deve ser o seu foco na hora de tomar essa decisão. É essencial que você busque por outros diferenciais no momento de escolher o melhor participante para esse momento.
A possibilidade de personalizar a palestra de acordo com o seu tema é um ótimo indicador de que o palestrante está disposto a se conectar com o público e, efetivamente, agregar valor ao seu evento. Além disso, também pode ser importante que ele traga algo a mais — um diferencial que fuja do que é esperado — e inove, de forma a chamar a atenção das pessoas para além da fama.
Portanto, contratar um palestrante com boa reputação — mesmo que não famoso — e nacional pode ser a melhor opção para o seu evento. Além de uma agenda mais flexível e um investimento menor, que não estoura o orçamento do evento, você ainda tem chances maiores de acertar na escolha e de oferecer um momento de qualidade para o público.
Gostou do nosso texto sobre palestrantes famosos e quer saber mais sobre experiências inovadoras? Então, leia nosso próximo artigo e descubra como funciona uma palestra mágica!