O investimento em educação corporativa tem maior retorno quando os colaboradores se envolvem no evento. A simples destinação de recursos à área não garante resultados, sendo de suma importância considerar como a mensagem será transmitida, razão pela qual a palestra lúdica é uma ótima alternativa.
Ela descontrai, envolve, ensina a partir da vivência e permite a assimilação do conteúdo em um formato inovador. Assim, o profissional tende a se lembrar do aprendizado por mais tempo e a, efetivamente, colocá-lo em prática.
Siga na leitura para compreender como e por que a palestra lúdica pode ser exatamente o que sua equipe precisa. Quebre o preconceito e entenda a importância de aprender brincando. É lúdico, mas o papo é sério. Boa leitura!
Por que promover um evento corporativo atrativo?
Não basta ensinar: a maneira de transmitir o conteúdo importa, pois ela reflete no quanto o profissional está prestando atenção ao que é passado. É muito mais fácil assimilar a informação quando ela é interessante, apresentada em um formato inovador e, por isso, envolvente.
O evento corporativo não deve ser realizado apenas para cumprir tabela e mostrar ao mercado o quanto a sua empresa é preocupada com a capacitação profissional. Ele precisa fazer os participantes abrirem a cabeça para terem insights sobre a sua conduta e, assim, maximizarem a produtividade enquanto perpetuam o aprendizado.
A palestra lúdica promove essa abertura com leveza, ensina sem imposição e foge de modelos tradicionais (chatos e pouco estimulantes), como a apresentação em PowerPoint. A dinamicidade do formato traz a brincadeira com disciplina e, se bem aplicada, promove mudanças significativas na equipe e no ambiente de trabalho.
O retorno para a empresa tende a ser maior quando ela investe em um evento corporativo atrativo, capaz de despertar a atenção e o interesse de seus profissionais. Nesse cenário, o engajamento aumenta, e a memorização, a partir da experiência inovadora também, com a garantia de que o conteúdo transmitido terá impacto em longo prazo.
Como funciona a palestra lúdica?
Já reparou como uma criança aprende rápido quando está brincando? Coordenação motora, expressão corporal, os números e as cores são ensinados assim, de forma leve e não imposta, falando sobre cooperativismo no tanque de areia, passando a mensagem de que o baldinho e os brinquedos ali devem ser compartilhados.
A palestra lúdica utiliza o mesmo mecanismo para o profissional aprender. O mágico, em um evento como esse, pode se valer do escapismo a fim de falar sobre a necessidade de manter a calma em um momento de pressão no trabalho ou usar uma noz para se referir a colaboradores mais reservados e, assim, falar sobre comportamento organizacional.
Essa forma de interagir com o público é impactante e eficaz porque quebra a resistência ao aprendizado enquanto rompe com modelos tradicionais e envolve e faz o indivíduo se lembrar da mensagem por mais tempo — afinal, ele teve a vivência e a experiência do contato com uma metodologia inovadora, interativa e marcante.
Marco Zanqueta, especialista em usar a mágica como ferramenta de comunicação em eventos corporativos pontua: “O entendimento e a execução por meio do lúdico trazem muito mais resultado, pois a pessoa participou”.
Qual é a importância de escolher o profissional certo?
O orador na palestra lúdica precisa dosar a brincadeira com o conteúdo a fim de assegurar que a mensagem seja transmitida de forma precisa à plateia e correspondente às expectativas da empresa.
Segundo Zanqueta: “Nem todo mundo tem essa disciplina de ir para a brincadeira e voltar para o assunto sério”. Ele cita como exemplo que a contratação de “quem trabalha com stand up é legal, desde que a pessoa consiga trazer o conteúdo por meio de sua linguagem”. Caso contrário, o palestrante cai na banalidade e não faz os links necessários.
Nesse cenário, a proposta do evento corporativo de educar a equipe com descontração vira apenas lazer, razão pela qual é imprescindível se ater à escolha de quem transmitirá o conteúdo. O eleito precisa ter sabedoria para trabalhar com o sério e o lúdico sem ser banal ou cair no ridículo ou trivial.
Afinal, “trazer o lúdico para dentro de uma corporação é claramente uma inovação, mas toda inovação precisa ser calculada pelo risco que o profissional traz para você”, conforme pontua Zanqueta.
Como se livrar do preconceito com a metodologia?
Conhecer o perfil do interlocutor faz toda a diferença se a empresa quiser promover melhores resultados. Não existe um ambiente ou ramo corporativo ao qual a palestra lúdica seja inadequada, mas a abordagem do palestrante faz toda a diferença.
Todo mundo gosta de brincar, e isso não é coisa só de criança, é inerente ao indivíduo. Uma experiência lúdica ruim está relacionada à incapacidade do profissional de correlacionar a situação com o conteúdo, criando, em quem participa e assiste, certa aversão à modalidade.
A brincadeira sem disciplina não transmite seriedade e falha na hora de repassar a mensagem organizacional, e, por isso, a palestra lúdica pode ser vista como inadequada. O preconceito não vem do método, mas da forma pela qual ele foi aplicado.
Não hesite em trazer a brincadeira para a capacitação da equipe. Basta ter cuidado na hora de eleger o palestrante responsável pela condução do processo de aprendizagem. Essa inovação é muito bem-vinda e, se bem aplicada, respeita a seriedade do ambiente profissional enquanto ensina com leveza e de forma marcante.
Quais benefícios o lúdico traz para o evento corporativo?
A metodologia traz a proposta de educar brincando — afinal, assimilar uma informação fica muito mais fácil quando não há imposição. Nesse formato, o lúdico parece ser o ponto central, mas, na verdade, é utilizado como plano de fundo para a empresa transmitir o conteúdo necessário.
Vestido com inocência e simplicidade, ele conquista despretensiosamente a plateia captando a atenção do público: quando o colaborador vê, já está envolvido. Essa receptividade admite que assuntos complexos e sérios, como organização, planejamento estratégico e trabalho em equipe, sejam trabalhados descontraída e efetivamente.
A metodologia faz os profissionais abrirem a cabeça, verem seus pontos fortes e fracos, além de evidenciar, nas brincadeiras, a analogia com a rotina laboral e o comportamento no ambiente organizacional. É como dar um tapa com luva de pelica.
Além disso, a palestra lúdica conta com o chamado fator surpresa, que é uma espécie de interação pela qual o público não esperava. Quando você vai assistir a uma palestra convencional, imagina que o profissional responsável pela transmissão do conteúdo faça uma apresentação monótona e sem muitas novidades. No caso do ludismo, existe toda uma descontração em torno do tema a ser tratado, dessa forma as pessoas aprendem sem sequer perceber que estão aprendendo.
Existem diversos outros fatores que fazem do recurso lúdico uma das melhores opções quando se trata de aprendizagem corporativa. Por ter uma abordagem inesperada, esse tipo de palestra acaba gerando uma conexão maior e mais rápida com o público, que vivencia uma experiência totalmente diferente daquilo que está acostumado no seu dia a dia.
Algo de curioso também acontece durante essas apresentações: o público se sente desafiado a acompanhar e a prestar totalmente atenção no palestrante, já que quer descobrir como ele consegue realizar todas as ações e ainda fazer um link com o conteúdo que está sendo abordado.
Com base em todos esses benefícios, não é difícil de entender porque a palestra lúdica é tão importante na aprendizagem corporativa. Ela pode motivar a equipe, gerar engajamento, promover o clima e a cultura organizacional, aumentar a produtividade e impactar também nos resultados.
Como funciona a palestra lúdica do Marco Zanqueta?
Cada empresa possui objetivos e um público bastante específico. Para atender a essa demanda, a palestra de Marco Zanqueta é estudada com base no briefing do cliente, permitindo que a entrega de conteúdo no evento seja customizada de acordo com a necessidade da empresa.
Com isso, a empresa pode escolher os tópicos que deverão ser abordados durante as palestras, agregando valor para o público específico que somente ela conhece, ou seja, a sua equipe. Isso permite que a entrega esteja alinhada com os objetivos estratégicos do negócio e também com a cultura organizacional.
Além disso, as palestras podem ser personalizadas para atender objetivos específicos de cada nível hierárquico, dando um direcionamento bastante preciso para transmissão de conteúdo. O resultado disso é uma conexão eficiente com público, um maior interesse de quem está assistindo à palestra, uma melhor fixação do conteúdo e, é claro, um aprendizado muito mais satisfatório.
A palestra lúdica de Marcos Zanqueta mostra para o público algo que é impossível de fazer: a mágica. Na sequência, ela conduz o público a entender que aquilo que era impossível, era um truque simples e até óbvio, em alguns casos. Essa situação serve como uma ótima analogia a situações do dia a dia de trabalho em que, muitas vezes, achamos que encontrar uma solução é impossível, mas a resposta pode estar na nossa frente.
Ainda são oferecidas palestras para os mais variados objetivos:
- palestra de liderança;
- palestra customizada;
- palestra de vendas;
- palestra de integração de equipes;
- palestra de motivação;
- palestra de segurança do trabalho.
O mais interessante é que a palestra pode ser elaborada com base nos objetivos específicos da empresa, sejam eles de comportamento humano ou relativos aos seus produtos e serviços, por exemplo.
Essas atividades lúdicas como a palestra com mágica são muito importantes no ambiente corporativo. As pessoas estão acostumadas a vivenciar uma certa formalidade nos seus trabalhos e essa metodologia vem para mostrar que tanto as obrigações diárias quanto o aprendizado podem ser divertidos.
Isso afeta positivamente a forma como as pessoas de comportam, interagem com os colegas e se sentem em relação a si mesmas, com a sua autoconfiança. Além disso, acontece um rompimento de crenças e limitações, fazendo com que os profissionais passem a pensar fora da caixa, para além do óbvio.
Não permita que o preconceito com o método ou o simples medo do desconhecido impeça mudanças positivas e significativas na sua empresa. Conheça as soluções que o Marco Zanqueta pode levar para a sua empresa, entre em contato!