As metas são o motor de todo empreendimento. Sem elas, a equipe fica eventualmente acomodada; e o negócio perde o bom direcionamento. Afinal, se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve para “chegar”, não é mesmo? Dessa forma, vale a pena estabelecer metas e objetivos claros. Isso é, na verdade, algo essencial para que você e sua equipe alcancem tudo o que for esperado para um determinado período.
No entanto, nem sempre é fácil criar um bom conjunto de metas. É justamente por isso que decidi reunir algumas dicas neste post, que vai ajudá-lo a criar diretrizes sólidas para a sua empresa. Basta continuar a leitura e começar agora mesmo!
Considere seu objetivo principal antes de estabelecer suas metas e objetivos
Criar um conjunto sólido de metas é essencial para determinar quanto esforço você fará rumo àquele objetivo. Afinal, ter como meta ser uma empresa grande é bem diferente, por exemplo, de determinar um crescimento de 40% até o último dia do ano.
Avalie o ponto em que a sua organização está e o que você deseja alcançar dentro de um prazo demarcado. Quer aumentar as vendas? Fidelizar mais clientes? Reduzir o número de reclamações? O importante é que as metas sejam desafiadoras e realizáveis e tenham um prazo bem definido para acontecer. Trace, ainda, alguns objetivos pessoais. São esses alvos que manterão você com motivação para superar qualquer desafio.
Conheça a metodologia SMART para a criação de metas
Por incrível que pareça, estabelecer metas concretas e desafiadoras pode ser mais complicado do que parece. Por isso, foram criadas diversas metodologias para ajudar você a criar as suas, sem tanta dor de cabeça. Dentre elas, a mais conhecida é a SMART. Ela consiste em um método baseado em 5 etapas ou princípios: S de específica; M de mensurável; A de atingível; R de relevante; e T de temporal.
De acordo com seus princípios, toda meta deve ser específica, mensurável, atingível, relevante e temporal. Isso quer dizer que ela deve ser muito clara. Por exemplo: aumentar as vendas do produto x em 40% na cidade do Rio de Janeiro.
Além disso, deve ser mensurável. Ou seja, você precisa ter parâmetros de comparação, como aumentar em 40% o lucro sobre o produto X em relação ao mesmo período do ano passado.
A meta precisa, ainda, ser desafiadora, mas também possível, ou melhor, com possibilidades reais de concretização, sendo também relevante, o que significa que ela deve estar condizente com seu momento e o perfil da sua empresa. Por fim, terá um prazo para acontecer. Sem um tempo certo para efetivação, ela perde completamente o sentido.
Assim, com uma visão clara e definida do que precisa ser feito, é bem mais fácil montar um planejamento, delegar tarefas e criar ações metas menores que possam ser realizadas por cada colaborador em prol do objetivo maior.
Fique por dentro de como estabelecer metas e objetivos
Se a sua dificuldade é definir qual o direcionamento que você quer para seu negócio, existem algumas estratégias que podem ajudar bastante. Faça um benchmarking com outras empresas do mesmo setor. Compare os produtos e serviços, as práticas e processos. Isso permite que você entenda suas deficiências e comece a pensar nas metas adequadas para corrigi-las.
Outra recomendação é se reunir com a equipe e trabalhar com feedbacks sobre ações passadas e pontos de entrave. Se existe um produto que não exibe a saída esperada, pode-se estabelecer como meta vender uma quantidade maior dos itens. Se o problema for um processo deficiente, vale criar metas específicas para aprimorá-lo.
Assim, ao invés de mandar a equipe de vendas simplesmente “vender mais”, quando você tem uma meta definida, como aumentar em 40% a venda do produto X, é mais fácil determinar ações do tipo: “visitar os clientes-chave duas vezes por semana”; “ligar para os clientes”; “repensar estratégias de marketing”; e muitas outras.
Por mais produtivos que sejam seus colaboradores, é essencial que você estabeleça metas e objetivos específicos, de curto, médio e longo prazo. Elas criam uma direção a ser seguida e motivam os colaboradores rumo a um propósito pré-estabelecido. No entanto, para isso você precisa entender o posicionamento da sua empresa, fazer uma comparação com as outras do mesmo setor e entender as deficiências das ações anteriores.
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