Você já sabe da importância dos eventos para a sua empresa, colaboradores e, inclusive, clientes. Afinal, é nesse momento que você capacita as equipes para realizar as atividades delegadas a elas, compartilha resultados e melhora a integração entre os colaboradores. Tudo isso pode gerar um aumento da motivação e engajamento do time e com isso potencializar os resultados do negócio como um todo, a curto, médio e longo prazo.
Não é à toa que o setor de eventos está em constante crescimento. Segundo pesquisas, esse setor cresce 14% ao ano, sendo que entre 2003 e 2015 ele quintuplicou de tamanho. Com esse aumento, também chegam novidades e tendências diversas a cada ano, e se manter atento e conectado a elas é essencial para garantir eventos de sucesso no seu negócio.
Quer saber quais são as principais tendências do mercado de eventos para 2020? Então descubra agora!
Os participantes precisam interagir
Você já foi a um evento no qual sua única atividade era escutar os palestrantes atentamente? Por melhores que eles sejam, esse tipo de evento pode gerar desgaste para os participantes e até mesmo tédio, fazendo com que as pessoas percam a atenção e o foco.
É por isso que uma das grandes tendências do mercado de eventos para 2020 é um aumento da participação e interação dos participantes. Isso pode acontecer em vários sentidos, incluindo atividades interativas, como experiências relacionadas à tecnologia, gincanas, desafios, entre outras.
Nesse aspecto, a gamificação pode ser a sua maior aliada. Você pode utilizar conceitos de jogos e brincadeiras para garantir que o público tenha uma experiência diferenciada no seu evento, conectando pessoas e possibilitando a participação em atividades únicas e divertidas.
As redes sociais devem assumir um papel central na divulgação e transmissão
As redes sociais são outra tendência do mercado de eventos, sendo que elas podem atuar em diversas formas. Você pode, por exemplo, utilizar as redes sociais para divulgar o evento e realizar promoções para atrair mais pessoas.
Porém, o uso não para por aí! Ter uma hashtag própria para o evento pode ser uma ótima forma de divulgá-lo enquanto ele acontece. Realizar transmissões ao vivo para quem não está presente também pode ser uma estratégia eficiente de utilização das redes sociais. Uma outra tendência nesse aspecto é criar locais instagramáveis, nos quais os participantes possam tirar fotos temáticas e postá-las durante o evento.
Fugir da palestra tradicional é uma das maiores tendências
Uma das maiores tendências do mercado de eventos é fugir do modelo tradicional de apresentação, tanto para palestras quanto para painéis ou workshops. Você pode começar pensando em como mudar o local no qual seu evento irá ocorrer. Programar visitas a lugares diferenciados, como parques ao ar livre ou, até mesmo, outras empresas da área, pode ser uma forma de fugir do tradicional e inovar.
Além disso, também pode ser interessante pensar fora da caixa na hora de organizar os workshops, por exemplo. Para isso, busque por palestrantes que incluam atividades diferenciadas, nunca antes vistas pelo seu público. Dessa forma, você garante que o seu evento ficará marcado na memória de todos.
Os eventos são uma ótima forma de aumentar o engajamento dos colaboradores de uma empresa ou de fazer com que a sua marca fique conhecida no mercado. Porém, para garantir o sucesso, é importante que você esteja sempre inovando, buscando sair da caixa para oferecer um evento diferenciado. Com as novas tendências do mercado de eventos para 2020, você pode criar um evento de sucesso agora mesmo, totalmente conectado com o que está em alta no mercado!
Gostou do artigo? Então aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais e propague a informação entre os seus amigos!