Realizar um evento corporativo é uma ótima forma de aumentar a integração entre o time, apresentar os resultados da empresa como um todo e celebrar as metas alcançadas nos últimos meses. Porém, os seus colaboradores já devem estar cansados de apresentações expositivas e eventos tradicionais.
Uma boa forma de inovar e criar uma organização diferenciada — aumentando o engajamento dos colaboradores e a sua interação em eventos — é incorporar a tecnologia e os smartphones nesse momento. Afinal, eles já fazem parte da rotina de trabalho desses profissionais e são uma ótima forma de se manter conectado, em todos os aspectos, a quem assiste ao evento.
Quer saber como aumentar a interação do público em eventos? Então, continue a leitura e descubra!
O uso do celular e da tecnologia em eventos corporativos
Existem várias formas de utilizar a tecnologia no evento corporativo para aumentar o engajamento e a interação entre os seus convidados. Veja algumas dicas a seguir.
Agenda de atividades
Distribuir uma programação em papel é coisa do passado. Além disso, corre-se o risco de o público esquecê-lo ou perder-se em meio às atividades simultâneas. Uma forma de resolver esse problema é utilizar uma agenda de atividades para ser acessada pelo celular, como uma agenda compartilhada no Google Agenda.
Você também pode criar uma lista de transmissão com banners das principais atividades e enviá-los diariamente pelo whatsapp do público. Dessa forma, você garante que todos estejam sempre por dentro do que está acontecendo.
Hashtag do evento
Explorar as redes sociais para aumentar o engajamento e a interação do público é uma ótima forma de utilizar a tecnologia a seu favor. Afinal, os participantes já têm o hábito de consultar a timeline ou o feed dessas plataformas durante o evento. Portanto, use e abuse delas!
Uma forma de fazer isso é criar uma hashtag específica para o seu evento, de forma que todos possam postar comentários e fotos ao longo do evento e visualizar o que os demais participantes estão fazendo.
Perguntas e respostas
O público sempre tem interesse em fazer perguntas aos palestrantes. Portanto, aproveite a tecnologia para criar um mecanismo de coleta dessas dúvidas e facilitar suas repostas. O aplicativo Edupulses, por exemplo, permite que o palestrante faça pesquisas e apresente os resultados diretamente no telão — muito melhor do que ter que atender todas as mãos levantadas na sala, concorda?
Outra opção é utilizar o Sli.do para um jogo de perguntas e respostas sobre os conteúdos apresentados de forma a aumentar a taxa de aprendizagem do público e ainda impactar positivamente o engajamento dos participantes e a interação entre eles e os palestrantes.
Sorteios
Você pode sortear livros e cursos ao longo do evento pra chamar a atenção do público. Nesse momento, a tecnologia pode ser uma grande aliada, evitando tumultos e facilitando a divulgação do ganhador. Um dos programas que pode ser utilizado nesse aspecto é o Edupulses.
Pesquisa de satisfação
Ao final do evento, é essencial que você colete dados sobre a satisfação do público. Melhor do que utilizar papel e caneta para isso é montar um questionário em uma plataforma virtual, disponibilizando-a para o público. Dessa forma você pode, até mesmo, identificar a satisfação dos participantes ao longo do evento visando resolver problemas apontados por eles. O Edupuses e o Sli.do também funcionam nesse aspecto, mas você pode aplicar formulários online, por meio do Google Forms, que podem ser enviador diretamente no whatsapp dos participantes.
Aplicativo próprio
Você sabia que é possível criar um aplicativo próprio para o seu evento, personalizado? Esses programas já são pré-fabricados e, dessa forma, basta inserir as funcionalidades desejadas e as informações sobre o evento.
Com isso, você pode agregar todas as funções em um só lugar, permitindo que o seu público interaja com palestrantes e colegas e, ainda, consulte toda a programação do evento diretamente pelo celular. Um desses aplicativos é o Eventmobi.
A polêmica da internet na sala de convenção
Quando se fala no uso de tecnologia em eventos, há uma polêmica relacionada ao uso da internet na sala de convenção. Afinal, quando o público está no celular, pode se distrair nas redes sociais e, com isso, a estratégia corre o risco de ter o efeito contrário do desejado.
Mas, e você, o que pensa sobre isso? Acha que vale a pena oferecer internet ou é melhor não abrir portas para que o público se disperse? Para embasar a sua opinião sobre o assunto, descubra os prós de oferecer internet:
- abre portas de comunicação;
- aumenta a visibilidade do evento;
- oferece praticidade para consultar informações.
Utilizar a tecnologia nos seus eventos corporativos pode ser uma ótima forma de ganhar a atenção do público e aumentar o engajamento e a troca de informações entre os participantes. Portanto, aproveite as dicas e intensifique a interação em eventos!
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