Liderar um negócio não é uma tarefa fácil. Em meio a todas as tarefas e compromissos do dia a dia, ainda é preciso prestar atenção na equipe, que muitas vezes pode contar com colaboradores que atuam com total falta de disciplina.
Diante desse impasse, o que fazer e como agir para solucionar o problema? Com a leitura deste artigo, você aprenderá a identificar a falta de disciplina e saná-la de forma eficiente. Confira!
Quais são as causas comuns da falta de disciplina dos colaboradores?
Existem diversos fatores envolvidos na falta de disciplina dos colaboradores. Aqui estão as causas mais comuns que levam a esse problema.
Uso de redes sociais
Notificações de redes sociais devem estar desativadas em horário comercial. Assim, é mais fácil evitar que o processo de produção seja interrompido, melhorando o gerenciamento do tempo e a qualidade do trabalho. O que você, leitor, acha? Considera que isso funcionaria na sua realidade?
Procrastinação
Se um colaborador procrastina e adia atividades mais complexas, acaba por exaurir a disposição e a concentração com outras tarefas que demandam menor esforço. Depois, seu rendimento não será mais o mesmo.
Atrasos e faltas
É fundamental observar os motivos pelos quais um colaborador se atrasa ou falta com frequência. Embora seja indispensável separar a vida pessoal da profissional, muitas vezes isso se torna difícil diante de um problema grave.
Muitas tarefas de uma só vez
Quem se dedica a muitas tarefas ao mesmo tempo, inclusive ao que não é de sua responsabilidade, torna-se indisciplinado. Por isso, vale a pena estudar uma boa delegação de atividades para evitar sobrecarga, cansaço físico e estafa mental.
Falta de valor no trabalho
Caso o colaborador não consiga identificar que o seu trabalho tem valor, provavelmente não fará as atividades com entusiamo. Ele verá sempre sua função como uma simples obrigação, que pode ser levada de qualquer maneira.
Como mudar esse cenário e agir efetivamente?
Caso você tenha identificado alguma das causas citadas em seus colaboradores, saiba que é possível mudar esse cenário e agir de maneira efetiva. A mudança, se realizada com calma e atenção, pode gerar excelentes resultados. Veja as sugestões!
Melhore a cultura organizacional
Já parou para avaliar o que é aplicado na cultura organizacional de sua empresa? Vale a pena revisar valores, visão e missão para engajar seus colaboradores. Além, é claro, de manter um ambiente harmônico e agradável sempre.
Trabalhe problemas pontuais
Nada de ficar antecipando possíveis problemas. O melhor mesmo é trabalhar naqueles que são pontuais e podem ter uma solução mais imediata. À medida que eles são retirados do caminho, o colaborador indisciplinado pode enxergar, enfim, possibilidades de melhoria.
Invista em treinamentos focados em disciplina
Você também pode promover treinamentos focados em disciplina. Existem diversos tipos de palestras e workshops destinados a esse fim, inclusive com metodologias inovadoras que saem do tradicional.
Crie listas de prioridades
Em conjunto com os colaboradores, crie listas de prioridades e autorize a execução de uma atividade somente quando a anterior estiver devidamente cumprida. Assim, você estabelece uma rotina e a vontade de derrubar obstáculos para cumprir metas.
Estimule a mudança de hábitos
Por fim, estimule sempre a mudança de hábitos. Você, como líder, é um exemplo para a equipe. Então, comece mostrando que pode mudar algo em si, para que os outros se inspirem e façam o mesmo.
Você acha que agora consegue solucionar qualquer manifestação de falta de disciplina em sua empresa? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais para que outros empreendedores se inspirem e enfrentem essa questão!