Já percebeu que os discursos motivacionais dos filmes de ação ou guerra são o ponto alto e que trazem a reviravolta dos enredos? Na vida real, eles costumam produzir esse mesmo impacto.
Eles ativam as emoções mais profundas e encorajadoras, fazendo com que equipes e organizações inteiras ajam em prol de uma mesma bandeira. Nem é preciso dizer que essa sintonia e essa soma de forças são elementos cruciais para o sucesso.
Porém, calma lá! Não basta encontrar um discurso na internet e inseri-lo na próxima palestra, é preciso fazer isso de forma contextualizada. Veja mais neste post, em que expliquei e trouxe algumas sugestões incríveis.
“É preciso encontrar o que você ama” — Steve Jobs
Em um discurso que compactava as maiores lições de sua vida, Steve Jobs presenteou os formandos do ano de 2005 da Universidade Stanford, e o mundo todo, com pérolas de ensinamento e motivação.
Dentre elas, sugeriu que os formandos procurassem algo que realmente amassem fazer e que fossem sempre curiosos e corajosos quando estivessem propondo novas soluções.
“Use filtro solar” — Mary Schmich
O discurso foi escrito originalmente pela jornalista Mary Schmich, mas ficou mundialmente famoso depois de um vídeo musicalizado em que o narrador oferece seus conselhos.
Eles, resumidamente, encorajam as pessoas a saírem de suas zonas de conforto, não ouvirem críticas que só desejam fazer mal etc. Para um mercado corporativo, onde todos se preocupam com a forma como serão enxergados, é um conselho muito importante, você não acha?
“À procura da felicidade” — Will Smith
Esse filme, como muitos sabem, é baseado na história do empresário americano Chris Gardner e em sua trajetória difícil marcada por lições muito especiais.
Em uma cena do filme, enquanto o personagem de Will Smith joga basquete com seu filho, decide dar alguns conselhos para que ele seja bem-sucedido na vida, entre eles, que o garoto não deveria jogar basquete para não ser medíocre.
Percebendo a decepção do filho, o pai reflete e percebe que, a todo tempo, tudo e todos estão fazendo o mesmo com ele, e, então, volta atrás e diz que o pequeno não deve aceitar as limitações que os outros tentam impor a ele, e, sim, buscar seus sonhos.
“Vocês não agiram a tempo” — Greta Thunberg
Greta Thunberg é uma adolescente ativista que vem chamando a atenção dos países por sua luta intensa pelas causas ambientais. Diferentemente dos tons de alerta de alguns ambientalistas, essa jovem escancara que os danos já foram causados e que precisamos, urgentemente, agir para amenizá-los.
Ela chamou todos para assumirem responsabilidades e tomarem atitudes que favoreçam as gerações futuras. É interessante saber que Greta tem a síndrome de Asperger, um transtorno que afeta sua capacidade de interagir e comunicar.
Com isso, ela é sempre muito expressiva, não consegue esconder seus sentimentos durante sua fala e nem esconder qualquer informação. Sinceridade ao extremo!
“Caia para frente” — Denzel Washington
Denzel Washington também já inspirou uma turma de formandos em 2011 — na verdade, muito mais que isso, já que seu vídeo já foi compartilhado milhares de vezes.
A ideia central é: está tudo bem errar, desde que você faça isso tentando acertar, aprendendo as lições que esse percalço causou e não desistindo jamais.
“Levante-se” — Nick Vujicic
Nick é um contador australiano que viaja o mundo para motivar adolescentes e empreendedores a romperem seus limites e lidarem com seus problemas.
Ele é a prova mais concreta de seu discurso, já que nasceu sem os braços e as pernas por causa de uma síndrome chamada tetra-amelia, mas não se acomodou por isso, fundou uma ONG e continua inspirando pessoas.
“Um discurso que pode mudar sua vida” — Jim Carrey
Jim Carrey é um ator consagrado, não é mesmo? Mas, como muitas pessoas, luta contra a depressão. Em um de seus discursos, conta sua trajetória profissional, as escolhas difíceis que foram necessárias, mas, principalmente, que valeu a pena escolher tentar fazer aquilo que ama.
Discursos motivacionais como esses podem mobilizar um time, mas também promover revoluções internas e pessoais inesquecíveis em cada profissional, não é mesmo?
Isso acontece porque as pessoas se identificam com o sentimento, desejo e o momento do locutor daquele discurso no momento da virada na sua jornada até o sucesso. Em outras palavras, traz a esperança de que, tomando as decisões certas, elas também podem conquistar o que mais desejam.
Tenho certeza de que você se lembrou de várias pessoas enquanto lia esses discursos motivacionais. Então, não perca tempo e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais, marcando quem precisa, urgentemente, dessas palavras.