Um time de profissionais que trabalhe em harmonia para alcançar os objetivos da empresa é o sonho de quase todos gestores. Se você está em busca disso, já pensou em adotar uma dinâmica de integração de equipe?
Neste artigo, vou compartilhar com você tudo que sei sobre o potencial dessa ferramenta de integração. Vou aproveitar também, para mostrar quais são os passos você deve seguir para criar uma dinâmica realmente eficiente e que faça a diferença para a sua equipe.
Quer descobrir tudo isso? É só seguir a leitura!
Por que adotar dinâmicas de integração?
Para começar, acho importante explicar um pouco por que uma dinâmica de integração de equipe pode realmente fazer a diferença nos departamentos da sua empresa.
Existem vários motivos que afetam a falta de integração entre o time. Muitas vezes, os profissionais estão desmotivados por fatores interno ou externos. Também é comum que, com a entrada de novos membros no time, muitos não se conheçam bem o suficiente ou ainda não criaram intimidade. Há ainda a possibilidade de algum desentendimento ter afastado algumas pessoas.
Tudo isso, acaba danificando a harmonia do ambiente de trabalho e prejudicando a produtividade do time como um todo. Isso não pode acontecer de forma alguma!
As dinâmicas de integração, são atividades conjuntas que fomentam o trabalho em equipe e a comunicação. Com isso, a equipe é motivada e estimulada, o clima organizacional melhora e os profissionais criam relações interpessoais valiosas para atuarem juntos.
Como criar dinâmicas eficientes?
Uma dinâmica de integração de equipe pode precisar de menos ferramentas do que você imagina. As ações podem ser diversas, desde uma palestra motivacional até ações que usam apenas papel e caneta, como a que pede para que cada integrante escreva verdades e mentiras sobre si mesmo pergunte aos outros o que é ou não correto.
O que vai depender mesmo é como você poderá utilizar ações para melhorar o engajamento da equipe. Para te ajudar, separei abaixo alguns fatores que devem ser considerados na hora de criar as dinâmicas na sua empresa. Confira!
Considere os objetivos
Saiba onde você quer chegar ao adotar essa ferramenta de integração. Isso é o mais importante! Faça antes uma análise do cenário corporativo e da equipe em questão.
Nesta análise, busque encontrar questões a serem resolvidas e pontos a serem desenvolvidos. Veja abaixo algumas possibilidades:
- para integração de novos funcionários, pense em fazer uma dinâmica de onboarding para que eles possam fazer uma imersão inicial na empresa;
- determine ações que podem gerar mais confiança entre os profissionais;
- crie demandas que vão estimular a colaboração e o trabalho em equipe;
- defina com os líderes planos de ações para criar laços mais sólidos entre eles e os liderados;
- promova eventos e atividades que podem proporcionar relações mais amistosas e leves entre os funcionários.
Verificar o perfil dos colaboradores
Não se esqueça! Cada profissional tem um perfil diferente e ele deve ser considerado na hora de elaborar uma atividade de integração.
Exemplificando, profissionais mais jovens podem estar abertos a um tipo de dinâmica diferente em relação a colaboradores mais experientes. Cargos, contexto familiar e social também podem ser levados em conta na sua escolha. Além disso, uma pesquisa rápida entre os colaboradores para descobrir os seus gostos cairia bem.
Ofereça atividades lúdicas
Trazer mais dinamismo e inovação para as atividades de integração é fundamental. É exatamente o fator lúdico que pode realmente atrair a atenção do grupo e causar um impacto positivo. Afinal, quem não gosta de dar umas boas risadas no ambiente de trabalho?
Adotar o lúdico como estratégia de engajamento é um excelente caminho. Atividades lúdicas têm o poder de surpreender e transmitir conhecimentos e ideias de forma diferenciada, provocando maior fixação das informações e gerando mais resultados!
Quais são os resultados desse tipo das dinâmicas de integração?
Ao traçar uma dinâmica de integração sob medida para seu público, os resultados serão:
- equipes quem enxergam os objetivos em comum e se ajudam mutuamente;
- relações reais entre os profissionais da empresa, que podem ultrapassar o ambiente corporativo e aumentar a qualidade de vida deles;
- momentos mais divertidos e leves em meio aos compromissos da rotina empresarial, melhorando o clima da organização;
- maior fixação das mensagens que a gestão quer passar;
- maior eficácia na geração de resultados.
Que tal aproveitar as minhas dicas e criar uma dinâmica de integração de equipe em um dos eventos que acontecem na sua empresa? Escrevi em outro artigo, como é possível inovar e motivar os colaboradores em eventos institucionais. Deixo essa sugestão para sua próxima leitura!